fbpx

Opinião: Seleção brasileira sem sal

O Brasil estreia hoje na Copa América! Jogadores, dirigente e comissão técnica estão preparados e se dedicaram durante todo o período de preparação para a competição. Mas, falta um ingrediente para completar essa receita rumo às vitórias e a conquista do título: a torcida.

Ao passar pelo Centro da cidade de Nova Friburgo nesta sexta pela manhã observei apenas uma bandeira do Brasil afixada timidamente num carro estacionado em frente a Câmara de Vereadores. Fica uma pergunta no ar: o que causou essa desmotivação dos torcedores com a seleção brasileira?

É claro, que um dos ingredientes foi a derrota de 7 a 1 frente à Alemanha pela Copa do Mundo de 2014. Mas, acredito que esse não seja a única peça de desmotivação neste quebra cabeça com as cores verde e amarela.

Nos anos 90, os jogos da seleção brasileira mobilizava o país inteiro, até mesmo,  pessoas não ligadas ao esporte paravam momentaneamente sua rotina para acompanhar as partidas. Quem não lembra das defesa decisivas do goleiro Tafarel . A vibração com o título de 1994 nos quatro cantos do Brasil foi emocionante que merece ser tema de um documentário.

Hoje o Brasil entra em campo contra o Equador e não se observa a identificação da torcida com a seleção, completamente em reformulação para apagar os insucessos do passado. Além de fazer boas atuações em campo o Brasil vai precisar reconquistar a confiança da torcida fora dele. Está faltando amor a camisa e principalmente jogadores com DNA do povo brasileiro, que luta diariamente para uma vida melhor para a sua família.

O processo de reaproximação entre seleção e torcida é longo e esperamos um final feliz para essa história. Mas, precisa ser iniciado para que as futuras gerações entenda  o verdadeiro significado da palavra: seleção brasileira.

rafael seabra cópia

Comentários

×