Latest posts by Gustavo Vidal (see all)
- Friburguense conquista primeira vitória na Série A2 Tricolor da Serra superou o Maricá, por 3 a 1, na tarde desta quarta - 25 de maio de 2022
- Friburguense luta, mas acaba eliminado da Copa Rio Tricolor da Serra precisa vencer o America por mais de dois gols de diferença para seguir na competição - 1 de setembro de 2021
- COPA RIO: Friburguense perde para o America Tricolor da Serra vai precisar vencer por diferença de dois gols de diferença para forçar a disputa por pênaltis ou três gols para ficar com a vaga - 25 de agosto de 2021
A novidade do Brasileirão neste ano são os jogos as segundas-feiras. A primeira partida aconteceu na segunda-feira retrasada entre Sport e Palmeiras na Ilha do Retiro em Pernambuco, pela décima segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Como toda novidade esta também chegou cercada por desconfiança e claro existe os que aprovam e os que não aprovam. O treinador Paulo Autuori do Atlético-PR foi um dos que não gostaram, chegando inclusive a criticar a novidade.
Por outro lado os torcedores parecem ter aprovado a ideia, já que compareceram em bom número na Ilha do Retiro. Um total de 26.719 torcedores acompanharam o jogo, um pouco mais do que o dobro da média do torneio (13.333 pessoas por partida). Além disso, segundo o site Máquina do Esporte o canal detentor dos direitos de transmissão conquistou recorde de audiência no horário.
Se a novidade vai ser boa ou ruim só o tempo vai dizer. Mas tem tudo para dar certo, já que em alguns países do mundo isto já acontece há certo tempo. Inglaterra, Espanha e Portugal, por exemplo, sempre disponibilizam um jogo da rodada para a segunda-feira. Inclusive no Brasil isso já acontece na Série C do Campeonato Brasileiro.
O problema não é o dia mas o horário
Na verdade o problema não é o dia em que se joga, mas o horário e frequência em que os times entram em campo. Isso sim prejudica o torcedor e os jogadores.
Por exemplo, o jogo nas quartas-feiras às 22h. Esse sim é um dia e horário ruim para todos, já que o torcedor enfrenta muitas dificuldades para chegar ao estádio e voltar para casa. E mesmo quem decide ficar em casa e assistir a partida no conforto do sofá, também tem problemas, já que essas paridas muitas vezes terminam depois da meia – noite e quem tem que estudar ou trabalhar no dia seguinte também não pode acompanhar o jogo.
Para os jogadores a maratona de jogos quarta e domingo também e ruim, já que o período de recuperação de uma partida para outra e muito pequeno e como consequência o rendimento do atleta em campo acaba sendo afetado.
Independente se vai ter jogo na segunda-feira o ideal seria que as partidas do Brasileirão só acontecessem nos fins de semana com um jogo na segunda. E a quarta-feira seria reservada para a Copa Do Brasil, Libertadores e Copa Sul- Americana de preferência com horários mais acessíveis para o torcedor, mas para isso seria necessário uma mudança no calendário do futebol brasileiro o que no memento parece distante de acontecer.