Jornada Interativa
Latest posts by Jornada Interativa (see all)
- Estrela do Mar e Friburgo Sporting estão classificados para a final Série Prata Os jogos válidos pelas semifinais desta categoria foram realizados neste domingo (30 de julho), no Centro de Treinamento do Nova Friburgo Futebol Clube, em Conselheiro Paulino - 31 de julho de 2023
- SÉRIE OURO: Duas decisões por pênaltis marcam semifinais da Supercopa Saf Jogos foram válidos pelas semifinais e realizados neste domingo (23 de julho), no Estádio Eduardo Guinle - 23 de julho de 2023
- Dezesseis gols marcados pelas Quartas de Final da Supercopa Saf Os jogos foram realizadas neste domingo (16 de julho), no Estádio Guilherme Gripp, em Amparo - 16 de julho de 2023
Gustavo Vidal
A Copa do Mundo chegou ao fim e agora que já conhecemos os campeões, podemos analisar quais jogadores e seleções surpreenderam no mundial e quais foram às decepções deste torneio sensacional, que vai entrar para a história como a melhor Copa dos últimos anos.
Quando a bola rolou o que se viu foram jogos equilibrados e com muitos gols. Superando as expectativas iniciais de um torneio com partidas mais lentas e com menos intensidades. Com um cenário favorável aos atacantes, o que se viu foi um festival de gols nas partidas da primeira fase. Deixando todos empolgados com a Copa que se iniciava e que ainda ia nos trazer grandes surpresas.
E as surpresas apareceram logo na primeira fase com a campanha impressionante da Costa Rica que surpreendeu a todos ao passar como líder do grupo da morte e só ser eliminada nas quartas de final. Outras seleções que surpreenderam foram Grécia, Estados Unidos e Argélia que deixaram o mundial de cabeça erguida.
Outras seleções que merecem destaque são a Colômbia, Chile e Uruguai que proporcionaram um espetáculo lindo com seus torcedores, e aproveitaram o fato de jogar perto de casa para realizar um grande mundial.
Por outro lado Espanha, Inglaterra, Itália e Portugal decepcionaram e foram meras figurantes. Pode se juntar a esse grupo a Bósnia e a Rússia seleções consideradas favoritas a avançarem em seus grupos e que deram adeus ainda na primeira fase.
A partir da segunda fase as partidas foram mais tensas e muitos jogos só foram decididos na prorrogação e ate mesmo nos pênaltis. Mas nenhuma surpresa aconteceu e as semifinais seriam decididas por quatro gigantes do futebol mundial Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda.
Então aconteceu a maior tragédia do futebol brasileiro, a derrota por 7 a1 para o poderoso time alemão mostrou ao mundo a fragilidade da nossa seleção, que em nenhum momento mostrou a qualidade esperada do time cinco vezes campeão do mundo e que ainda iria perder de forma melancólica a decisão do terceiro lugar. Na outra semifinal a equilibrada partida entre Holanda e Argentina colocou a seleção albiceleste na final após 24 anos.
No fim prevaleceu à organização e a disciplina alemã que trouxe para o Brasil uma seleção jovem e qualificada fruta de um trabalho serio iniciados anos atrás que terminou com o titulo no Maracanã.
Individualmente Messi foi eleito o melhor jogador da Copa, mais outros jogadores com James Rodrigues, Robben, Neuer e até mesmo Neymar fizeram
uma grande participação. Há de se destacar também a atuação de alguns goleiros como Tim Howard e Keylor Navas. Por outro lado Cristiano Ronaldo decepcionou e jogadores como Xavi, Iniesta e Casillas ficaram devendo, além e claro de Fred que praticamente não apareceu.
Assim as impressões para os próximos quatro anos são que Alemanha, Argentina, Holanda e ate mesmo a França largam na frente e seleções como Colômbia, Chile e Estados Unidos surgem como candidatas à surpresa para 2018. Por outro lado Itália, Inglaterra, Espanha e principalmente o Brasil vão ter que dar a volta por cima e apagar a campanha de 2014.