Jornada Interativa
Latest posts by Jornada Interativa (see all)
- Estrela do Mar e Friburgo Sporting estão classificados para a final Série Prata Os jogos válidos pelas semifinais desta categoria foram realizados neste domingo (30 de julho), no Centro de Treinamento do Nova Friburgo Futebol Clube, em Conselheiro Paulino - 31 de julho de 2023
- SÉRIE OURO: Duas decisões por pênaltis marcam semifinais da Supercopa Saf Jogos foram válidos pelas semifinais e realizados neste domingo (23 de julho), no Estádio Eduardo Guinle - 23 de julho de 2023
- Dezesseis gols marcados pelas Quartas de Final da Supercopa Saf Os jogos foram realizadas neste domingo (16 de julho), no Estádio Guilherme Gripp, em Amparo - 16 de julho de 2023
Gustavo Vidal
A derrota do Brasil foi triste, mas tem que servir para mudar o futebol brasileiro afinal não e de hoje que nossos clubes e seleção não empolgam e para chegar a esta conclusão basta olhar os últimos quatro anos.
Com a seleção perdemos a Copa América de 2011 de forma nos pênaltis, não disputamos eliminatórias o que pode ter escondido problemas sérios e a vitória na Copa das Confederações criou uma falsa ilusão de que tudo estava indo bem, mas na verdade aquela Espanha de 2013 já não era mais a mesma de anos atrás, isto ficou muito claro nesta copa.
Com os clubes o Santos no ano de 2011 conquistou a Libertadores e foi disputar o mundial interclubes contra o Barcelona. O resultado da partida foi 4 a 0 não tão elástico como o do jogo do Brasil, mas dentro de campo o que se viu foi um massacre. E embora o futebol brasileiro tenha conquistado duas libertadores nos últimos dois anos em nenhuma delas foi fácil, e se levarmos em conta a diferença de investimento de nossos clubes com o dos vizinhos isto e vergonhoso e não podemos esquecer que não temos mais nenhum representante na Libertadores deste ano.
Olhando para estes acontecimentos acredito que o Brasil foi perdendo esta copa ao longo dos últimos anos e agora não adianta ficar discutindo que certo jogador deveria ter sido convocado, que o Neymar fez falta ou que Felipão escalou errado.
O que o futebol brasileiro precisa e de restruturação, e a derrota na copa pode ser a oportunidade perfeita para isto acontecer. As mudanças poderiam ser a chegada de um técnico estrangeiro para seleção, trabalhar melhor a base ou simplesmente organizar mais um pouco o nosso futebol já poderia resultar em alguma mudança. Afinal no chamado país do futebol não conseguimos nem organizar um campeonato onde todos os clubes possam jogar o ano inteiro. E claro que e difícil uma mudança radical, mas o trabalho pode ser feito a longo prazo, e a principal fonte de inspiração pode ser justamente a Alemanha que após o vexame na euro 2004 se organizou e hoje colhe os frutos de um trabalho muito bem feito com ótimos jogadores.
Mas infelizmente pensar em uma mudança dessas no futebol brasileiro parece uma utopia. Afinal nossos dirigentes não pensam no nosso futebol e muitos ainda acreditam que jogamos o melhor futebol do mundo e não precisa de mudanças, então diante deste cenário a esperança e que no meio das pessoas que comandam o futebol brasileiro apareça alguém com novas ideias para por em pratica.
Agora o Brasil vai disputar o terceiro lugar, mas não pode esquecer que ano que vem tem Copa América no Chile e logo depois o começa as eliminatórias da Copa de 2018 e do jeito que a nossa seleção esta indo e com o equilíbrio cada vez maior do futebol e preciso se preocupar, por que o risco de ficar fora vai ser grande.