Latest posts by Gustavo Vidal (see all)
- Friburguense conquista primeira vitória na Série A2 Tricolor da Serra superou o Maricá, por 3 a 1, na tarde desta quarta - 25 de maio de 2022
- Friburguense luta, mas acaba eliminado da Copa Rio Tricolor da Serra precisa vencer o America por mais de dois gols de diferença para seguir na competição - 1 de setembro de 2021
- COPA RIO: Friburguense perde para o America Tricolor da Serra vai precisar vencer por diferença de dois gols de diferença para forçar a disputa por pênaltis ou três gols para ficar com a vaga - 25 de agosto de 2021
O torcedor do Flamengo viu o clube ser eliminado da Copa Libertadores após perder de virada para o San Lorenzo por 2 a 1em Buenos Aires. Mas a derrota dramática da noite da última quarta-feira foi mais uma de uma série de eliminações traumáticas que o clube vem acumulando nos últimos anos. Diante de mais um vexame internacional decidimos fazer um retrospectiva com as campanhas do Flamengo nas suas últimas participações na competição continental.
2007 – 8ª de final
Após cinco anos ausente da Libertadores o Flamengo voltou a disputar a competição em 2007. Naquele ano o Rubro- Negro enfrenou o Paraná, o Real Potosí-BOL e o Unión Maracaibo -VEN na primeira fase e avançou como líder do grupo 5. Nas oitavas de final o time lutou, mas não conseguiu evitar a queda diante do Defensor-URU. Após perder por 3 a 0, fora de casa, o time conseguiu a vitória por 2 a 0 no Maracanã, mas ficou fora das quartas de final do torneio continental daquele ano.
2008 – 8ª de final
Em 2008, o Flamengo novamente não passou das oitavas de final. Naquele ano os adversários da primeira fase foram o Nacional-URU, o Cienciano-PER e o Coronel Bolognesi-PER. O adversário na fase seguinte foi América-MEX. Na primeira partida o Fla venceu por 4 a 2, com a classificação encaminhada o clima na partida de volta era de festa no Maracanã, por causa de despedida de Joel Santana que estava indo treinar a seleção da África do Sul. Mas quando a bola rolou o que se viu foi uma grande atuação do paraguaio Cabañas e uma derrota por 3 a 0 e mais uma vez o Flamengo caia nas oitavas de final.
2010 – 4ª de final
Em 2010 o Flamengo contava com o ataque apelidado de império do amor que era formado por Adriano e Vagner Love. Em um grupo com Universidad de Chile- CHI, Universidad Católica-CHI e Caracas- VEN o mais querido se classificou em segundo lugar com a pior campanha dos 16 classificados e enfrentou o Corinthians na fase seguinte e apesar das desconfianças conseguiu avançar para pegar novamente o Universidad de Chile. Na primeira partida derrota por 3 a 2 no Maracanã, no jogo de volta até venceu por 2 a 1 o jogo em Santiago, mas o placar foi insuficiente e se despediu nas quartas de final.
2012 – 1ª fase
Em 2012 o Flamengo passou pela Pré Libertadores e eliminou o Real Potosí- BOL. Na fase de grupos enfrentou o Emelec- QUE, o Lanús- ARG e Olimpia- PAR. Com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, o Flamengo ficou em 3º lugar no grupo e foi eliminado da competição ainda na primeira fase. As duas partidas da última rodada do grupo foram realizadas no mesmo horário e durante alguns instantes, com o empate entre Olímpia e Emelec, o Flamengo esteve classificado, mas com a vitória do Emelec nos acréscimos da partida, o Flamengo foi eliminado.
2014 – 1ª fase
O Flamengo voltou a disputar a Libertadores no ano seguinte e na fase de grupos enfrentou o Bolívar-BOL, o Emelec-EQU e o León-MEX. E novamente o Rubro-Negro deu vexame. Os comandados de Jayme de Almeida se complicaram no grupo 7 e entraram na última rodada com a obrigação da vitória, mas mesmo com um Maracanã lotado a equipe não correspondeu e perdeu para o León-MEX por 3 a 2. Mais uma vez o Flamengo ficou em terceiro lugar e não passou para as oitavas de finais.