Latest posts by (see all)
- Siqueira comenta termino do contrato com patrocinador master e temporada 2018 - 10 de janeiro de 2018
- Supercopa SAF 2024: Comissão Organizadora e representantes dos clubes participam de reunião Atividade aconteceu na noite desta quarta (15 de maio), no SAF - 21 de maio de 2024
- Estrela do Mar e Friburgo Sporting estão classificados para a final Série Prata Os jogos válidos pelas semifinais desta categoria foram realizados neste domingo (30 de julho), no Centro de Treinamento do Nova Friburgo Futebol Clube, em Conselheiro Paulino - 31 de julho de 2023
- SÉRIE OURO: Duas decisões por pênaltis marcam semifinais da Supercopa Saf Jogos foram válidos pelas semifinais e realizados neste domingo (23 de julho), no Estádio Eduardo Guinle - 23 de julho de 2023
A primeira fase do Campeonato Carioca da Série B1 2017, a Taça Santos Dumont, começa no dia 13 de maio. Serão 10 jogos disputados na primeira rodada e a competição contará com 21 participantes. A Jornada Interativa preparou um resumo da edição do torneio em 2016. Foram 87 jogos com 18 clubes divididos em dois grupos.
Grupo A: Americano obteve melhor desempenho fora de casa
Pelo grupo A os dois semifinalistas foram Itaboraí, com 20 pontos e o Americano com 18. Nesta chave os dois últimos ficaram com o Audax Rio 9 pontos e o Ceres 7. De acordo com levantamento disponibilizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o único time que não empatou foi o Artsul (3ºlugar).
No quesito melhor desempenho fora de casa o Americano obteve aproveitamento de 66,7%, e de pior índice ficou com o São Cristóvão que terminou em sétimo lugar com 16,7%. O Itaboraí garantiu o melhor desempenho como mandante com 86,7% e a pior nessa estatística foi o Ceres – último colocado- com 25,9%.
Grupo B: Sampaio Correa levou a melhor como mandante
Por outro lado, no grupo B os dois semifinalistas na Taça Santos Dumont foram o Nova Iguaçu, com 20 pontos e Sampaio Correa com 14. Gonçalense (8 pontos ) e Duque de Caxias (7 pontos) ficaram nas últimas posições da tabela.
Entre os dois semifinais o Nova Iguaçu levou vantagens no número de triunfos foram seis vitórias, contra três do Sampaio Correa. Em relação ao saldo de gols os únicos times com melhor desempenho foram: Nova Iguaçu e o Sampaio Correia com 11 gols respectivamente. Seguidos por Angra dos Reis (3 gols), Campos ( saldo zero) e as demais equipes contabilizaram resultados negativos (Olaria, Barra Mansa e Gonçalense-3, Duque de Caxias -8 e Santa cruz/Belford Roxo -12 ).
O Nova Iguaçu, conquistou o melhor rendimento fora de casa 83,3%, e o menor resultado, de acordo com a Ferj, ficou com o Gonçalense com 6,7%. Como mandante as melhores avaliações foram para o Sampaio Correia com 83,3 % e o pior índice encabeçado pelo Duque de Caxias com 26,7%.
Semifinais com muitos gols
Pelas semifinais, o Itaboraí e o Sampaio Correia se enfrentaram para carimbar o passaporte para a final da competição. O alvianil (Itaboraí) levou a melhor com duas vitórias (2×1 e 2×0). Pelo outro jogo da semifinal o Nova Iguaçu garantiu a vaga com duas vitórias sobre o Americano (1×0 e 3×0).
Partidas disputadas pela final
A final da Taça Santos Dumont foi disputadas pelo Itaboraí e Nova Iguaçu, em dois jogos. No primeiro confronto no Alzirão igualdade no placar 1×1, na partida de volta no Estádio Laranjão o Nova Iguaçu venceu por 2×1.