fbpx

Conheça o trabalho realizado pelo Coaching Esportivo do Friburguense Confira a entrevista com o profissional Sávio Badini

Lidar com pressões, derrotas, contusões, desgaste físico e psicológico, faz parte do dia a dia de todo atleta. O Coaching Esportivo é uma das ferramentas para orientar e conduzir os atletas e outras pessoas que atuam nesse ramo.

Em 2019, o Friburguense contará com o trabalho de Coach de Sávio Badini, profissional experiente no mundo do esporte e responsável pelas Escolinhas de Futebol do Tricolor da Serra. A Jornada Interativa conversou com Sávio sobre essa nova função no Friburguense.

comissão técnica

Foto: Rafael Seabra

Jornada Interativa: Como surgiu o convite para assumir o trabalho de coaching no Friburguense?

Sávio Badini: Iniciei a minha formação em coaching em 2013 e fiz todos os cursos possíveis na nossa região e no Rio de Janeiro, o que me credenciou a iniciar um trabalho particular. Como minha área de conhecimento é toda voltada para o esporte, obviamente o meu nicho foi em de Coach esportivo e de carreira. Esse ano recebi o convite do Siqueira para integrar a comissão técnica do profissional e introduzir esse trabalho.

Jornada Interativa: Como funciona o Trabalho de Coaching?

Sávio Badini: O Coach tem uma série de serventias e benefícios. No esporte a maior delas é identificar de forma mais clara as metas do clube.  Com uma maneira diferenciada de trabalhar, o Coach se certifica que as pessoas estejam envolvidas nesse trabalho de cumprir essa meta mesmo que tenham também as suas metas pessoais. Então o trabalho vai ser abrir um canal de comunicação para que esse objetivo seja alcançado da melhor maneira possível.

Jornada Interativa: Qual a importância do Trabalho de Coaching?

Sávio Badini: O Coach é mais uma ferramenta para ajudar e dar mais força. Normalmente esse trabalho começa com uma reunião com a diretoria e a comissão técnica, para ter um entendimento do que o clube precisa. A partir desse momento a gente começa a se reunir e alinhar os pontos importantes para esse trabalho dar certo. Depois faço um trabalho de avaliação externa do grupo e começo a trabalhar com o grupo e pontualmente.

Jornada Interativa: Quais as maiores dificuldades?

Sávio Badini: As principais dificuldades no treinamento esportivo que é enfrentada por todas as áreas que trabalham com esporte muitas vezes é a falta de motivação e dificuldade de relacionamento. Além disso, é preciso verificar a capacidade que o atleta tem de dar foco naquilo que é necessário e identificando isso é possível diminuir as interferências.

Jornada Interativa: Qual é a expectativa para a temporada?

Sávio Badini: Não sabemos se o futebol do Friburguense vai estar em pé após esse campeonato carioca, dependendo dos resultados. Então a gente precisa trabalhar com essa informação. Porque essa pressão esta em cima de todo mundo e não podemos mascarar isso dos atletas, que vão mover a bola dentro de campo.

Comentários

×