
Latest posts by Gustavo Vidal (see all)
- Friburguense conquista primeira vitória na Série A2 Tricolor da Serra superou o Maricá, por 3 a 1, na tarde desta quarta - 25 de maio de 2022
- Friburguense luta, mas acaba eliminado da Copa Rio Tricolor da Serra precisa vencer o America por mais de dois gols de diferença para seguir na competição - 1 de setembro de 2021
- COPA RIO: Friburguense perde para o America Tricolor da Serra vai precisar vencer por diferença de dois gols de diferença para forçar a disputa por pênaltis ou três gols para ficar com a vaga - 25 de agosto de 2021
A Seleção Brasileira foi eliminada da Copa América na noite de ontem. O polêmico gol de mão até poderia ser uma boa desculpa para o vexame da nossa seleção. Mas colocar tudo na arbitragem é um erro, afinal o Brasil foi beneficiado na partida contra o Equador com um gol mal anulado. Além disso, a própria seleção se colocou nessa situação ao não marcar os gols necessários para uma classificação tranquila, diante de um grupo considerado fraco, que tinha Equador, Haiti e Peru.
Podemos explicar o fracasso do Brasil analisando quatro pontos que foram cruciais não só para a eliminação precoce da Seleção, como para todos os resultados ruins que vem se acumulando ao longo dos anos. São eles: Planejamento, Jogadores, Técnico e Comando.
O primeiro erro foi o planejamento. Não levar o Neymar para a Copa América por causa da Olimpíada e inaceitável. Por mais que torneio disputado nos EUA não tivesse importância, era uma bela oportunidade de treinar o grupo para as Eliminatórias. O próprio Dunga sempre reclamou do pouco tempo que a seleção passa junto e quando a oportunidade aparece o melhor jogador é liberado com a desculpa de que ganhar a medalha de ouro e o objetivo principal.
O segundo ponto a destacar são os jogadores. Muita gente fala que a geração e ruim. Mas na verdade o Brasil possui bons jogadores, o que parece faltar e ambição, vontade de ganhar com a camisa amarela. A prova disso e o número de jogadores que foram cortados por lesão. É claro que eles não podem jogar machucados, mas ao ver a reação do Suarez no jogo do Uruguai, onde o atacante do Barcelona mesmo machucado e sem condições queria jogar, a ponto de esbravejar e jogar o colete longe ao não entrar em campo e comparar com os nossos jogadores, a pergunta é: Qual jogador do Brasil reclamou ou ficou triste por não poder ir para a Copa América?
Agora vamos falar do treinador. A verdade e que o Brasil nunca teve um técnico. Dunga ate pode se tornar o maior treinador do mundo no futuro, mas no momento ele ainda não possui capacidade para comandar um time como o Brasil. Qual foi o grande trabalho dele, qual a referencia? Uma passagem pela própria seleção com dois títulos, uma eliminação nas quartas da Copa de 2010, uma curta passagem pelo Internacional e só. O erro dele foi ter aceitado o convite, mas o equivoco maior foi o da CBF.
A Confederação Brasileira de Futebol prometeu mudança após o vexame do 7 a 1. Todos acreditavam em mudanças profundas, com uma verdadeira reformulação do futebol brasileiro, mas o que se viu foi à volta de Dunga, treinador que foi demitido após a Copa 2010. Além disso, o ex- presidente da entidade esta preso nos EUA e o atual não viaja com medo de ter o mesmo destino do seu antecessor. Diante deste cenário quem pode cobrar alguma coisa do técnico e dos jogadores? A verdade é que hoje o futebol brasileiro não tem comando e estamos sem rumo, completamente perdidos sem saber qual caminho tomar, ou melhor, na verdade só existe um caminho: A mudança completa dos nossos comandantes. Mas parece que para isso acontecer só mesmo se o Brasil ficar de fora da Copa do Mundo em 2018.